Sabia que estresse, ansiedade, tristeza e outras emoções podem desencadear uma série de processos fisiológicos no corpo que afetam a pele de muitas maneiras? Veja algumas:
Acne e outros problemas: O estresse pode causar ou piorar problemas de pele, como acne, eczema, psoríase e rosácea. O aumento do cortisol, pode aumentar a produção de sebo e inflamação na pele, contribuindo para agravar condições de pele existentes.
Envelhecimento precoce: O estresse crônico pode acelerar o processo de envelhecimento da pele, levando ao aparecimento de rugas, linhas finas e perda de elasticidade. Isso porque produzimos mais radicais livres e menos colágeno.
Mais sensibilidade na pele: Emoções fortes podem provocar reações na pele, como vermelhidão, coceira, urticária e sensibilidade aumentada. A pele de pessoas com distúrbios emocionais também pode ser mais propensa a reações alérgicas e irritações.
O que fazer: cuidar não apenas da rotina de cuidados com a pele, mas também gerenciar o estresse e as emoções negativas com estratégias como: exercício físico regular, meditação, sono de qualidade, alimentação saudável e práticas de relaxamento.
Se isso se tornar muito difícil, não hesite em buscar aconselhamento ou apoio profissional para ter mais qualidade de vida.